quinta-feira, 30 de maio de 2013


A transformação de Ernesto em "Che"

Che Guevara tinha uma imagem de um homem que sempre lutava pelos seus ideais, porem nunca passando por cima de seu caráter. Em 1951, na companhia do amigo Alberto Granado, deu início a uma viagem de motocicleta onde de inicio queriam apenas uma aventura ,onde conheceriam pessoas e culturas novas, no entanto com o decorrer da viajem começaram a perceber que ali poderiam aprender e crecer muito na vida ,pois estavam tendo contato com diversas situações do cotidiano , em que qualquer pessoa poderia passar, e então começaram a aproveitar a viajem como algo único ,usufruindo como se fosse uma escola ,onde aprenderiam algo novo a cada dia .E ao percorrerem pela America Latina perceberam que  mundo é menos justo do que pensavam. É de fácil percepção o idealismo dos amigos aflorando aos poucos durante o filme e ambos deixando de ser crianças para, enfim, penetrar no mundo adulto.Che sempre fora muito decidido e disposto , uma cena onde fica claro essa característica é quando os amigos chegam em um acampamento de leprosos ,onde nem mesmo os médicos tinham coragem de se aproximar dos doentes ,havia um rio entre esses os dividindo , de um lado estava a “casa dos médicos “ e do outro o local onde os pacientes ficavam. Deparando - se com essa situação se espantaram e deram inicio a uma revolução a esse tratamento , cuidando dos pacientes de perto , como se não tivessem a doença ,terminando com as “diferenças” que supostamente existiam.Esse novo tratamento rendeu em diversas amizades entre Che e Alberto com os pacientes ,que jogavam bola ,faziam festa entre coisas.E assim começaram a conhecer a pessoas por trás do rosto e da doença , se tratando como pessoas sem diferenças. Che sempre teve essa ideologia de acabar com as diferenças e esse foi um dos motivos dessa viajem.
No entanto o tempo não fora bom com o Che ,ele havia conseguido implantar a sua ideologia em Cuba , porem com alguns acontecimentos ocorreu um ataque onde morreram algumas pessoas ,e Che sentiu-se “culpado” por ter ocorrido aquela situação , e fora no enterro dessas que sua foto mais famosa foi tirada, onde ele estava pensativo.
A famosa imagem de Che Guevara utilizada em contexto capitalista em nome do lucro acaba sendo incorrespondente. Essa imagem se dá pelo nome de "Guerrilheiro heroico" e pode ser interpretada com Che olhando para o horizonte de cabeça erguida, representando o progresso e a determinação na luta por seus ideais. O uso de sua imagem para fins benéficos individuais acaba sendo até irônico pelo fato do mesmo ter uma ideologia de um mundo igualitário, aonde não houvesse desigualdade social.
Essa imagem hoje em dia é estampada em inúmeros  objetos ,desde camisas até canecas , e de centenas de formas diferentes. Só que essa imagem esta sendo totalmente distorcida e relacionando Che a tudo e qualquer assunto do cotidiano e mostra assim uma imagem erronia daquele  Che que teria viajado por toda America. Muitos julgam Che por ser um revolucionário e “terrorista” porem tudo o que ele desejava era acabar com essas diferenças existentes na America, que ele havia presenciado tão de perto durante a sua viajem .

http://www.fotosonline.com.br/media/catalog/product/cache/2/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/e/s/estampa22_5.jpghttp://i01.i.aliimg.com/photo/v0/252626449/che_guevara_t_shirt.jpghttp://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQy2-X6gonVeBI4bOydfF00I5ObF52Z3Ius-a9JHt6Rk_kiKkRLAQ

A America Latina naquela época era uma região com diversas diferenças políticas, econômicas e ideológicas.Existiam cidades onde os trabalhadores tinham que andar centenas de quilômetros para chegar ao seu loca de trabalho ,que eram as minas , esse aspecto é expresso na cena em que Che e seu amigo, Alberto se deparam com um casal de bolivianos que questionam aos dois onde estavam indo e ao responderem que estavam em viajem para conhecer novas culturas causaram um espanto no casal ,pois esses só viajavam para o trabalho ,viajar não era algo satisfatório e sim necessário para sua sobrevivência.Che se revoltou ao “presenciar” a exploração que era praticada em cima dos nativos,sejam pelos latifundiários ou pelas mineradoras,que tratavam esses seres como algo descartável e sem condição alguma de trabalho.Também o jovem Ernesto Guevara, com sua apurada sensibilidade e generoso coração, se sensibiliza ao ver o sofrimento alheio, indignando-se com as conseqüências da atuação dos chamados civilizados conquistadores da América Latina, que trouxeram vícios e doenças até então desconhecidos.
A partir de então ,Che começou a olhar com outros olhos o momento em que estava vivendo e percebeu que aquela experiência seria única e ideal para que ele se transformasse no reconhecido Che Guevara . Esse choque de realidade foi essencial para Che ,já que encontrou pessoas que viviam em condições piores que a dele e não reclamavam ,apenas viviam e a partir de então decidiu “criar” uma ideologia que acabasse com essas diferenças e toda a America pudesse viver de uma forma mais igualitária


“A pessoa que está agora reorganizando e polindo estas mesmas notas, eu, não sou mais, pelo menos não sou o mesmo que era antes. Esse vagar sem rumo pelos caminhos de nossa Maiúscula América me transformou mais do que eu mei dei conta.(…) A menos que você conheça as paisagens que eu fotografei em meu diário, será obrigado a aceitar minha versão delas. Agora, eu o deixo em companhia de mim, do homem que eu era…” 

“As viagens pela América Latina me fizeram conhecer a miséria, a fome, a impossibilidade de tratar das crianças por falta de recursos, o embrutecimento causado pela injustiça e pelo sofrimento. Vi coisas que acabaram por me parecer tão importantes quanto o empenho em me tornar um pesquisador famoso
Ernesto Che Guevara

Nenhum comentário:

Postar um comentário