sábado, 6 de abril de 2013


Texto 4
A ideologia da Ditadura do Proletariado

Karl Marx criou a ideologia que pressupõe a tomada do poder pelos operários (proletariado) como o único modo de reverter a exploração capitalista.
A organização do trabalho se alterou desde a revolução industrial,o que gerou uma série de ideologias que visavam romper com a exploração do sistema.O proletariado(trabalhadores sem meios de produção) vendia sua força de trabalho para a burguesia(exploradores com meios de produção).Com cargas de horárias diárias de trabalho abusivas,remuneração baixa e indistinção entre o trabalho de crianças e adultos,o proletariado iniciou movimentos de contestação que geraram ideologias políticas.Mas foi o filósofo Karl Marx quem estabeleceu as bases de uma nova ideologia responsável por influenciar o proletariado.
Karl Marx fazia a propaganda do comunismo,que acreditava em uma luta de classes entre a maioria(proletariado) contra a minoria(burgueses) em que o proletariado ganharia.Após isso surge o conceito de Ditadura do Proletariado e sua primeira tentativa de implantação(que ocorreu na França em 1871) foi a chamada Comuna de Paris,que resultou na tomada do poder operariado e na tentativa de instalação de uma república de caráter socialista.Sua primeira tentativa não deu certo,pois foi aniquilado pelo governo,o que representou uma forte derrota para os defensores da ideologia comunista de cunho marxista.
Apenas em 1917 a Revolução Russa revelou uma tentativa de implantação relativamente bem sucedida,que os trabalhadores ficaram com o poder do tradicional regime czarista e instalaram um governo socialista através do líder Lênin.Após isso,o regime socialista revelou abusos abusos realizados também pelo mesmo sistema,o que gerou então o fim do governo socialista na década de 1990.
Victor Hayama 30



Texto 5

No século XVIII, a França era considerada um país absolutista onde o Rei governava com poderes absolutos. A pirâmide social era composta pelo clero, pela nobreza e por um terceiro estado (burguesia, camponeses e trabalhadores) que era responsável por sustentar toda a sociedade com seu trabalho árduo e pagamento de altos impostos. 
O Terceiro Estado, em geral, vivia em uma situação precária, onde um camponês, por exemplo, tinha que pagar 80% de seus ganhos em tributos ao Estado e às demais classes. Quando estes tiveram a chance de mostrar seu poder, se uniram em busca de melhores condições sociais. Os trabalhadores e camponeses desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho e os burgueses queriam maior participação econômica e mais liberdade financeira. Os burgueses acabaram sendo os líderes dessa classe social e passaram a defender o liberalismo econômico.
A burguesia foi a maior responsável pela Revolução Francesa pois era ela quem tinha maior presença intelectual e política dentro do Terceiro Estado. Sendo assim, recebeu apoio dos outros integrantes do movimento, que eram a grande massa dessa classe social, porém não tinham nenhuma consciência política. 
A Revolução Francesa foi a busca das classes mais baixas por crescimento econômico, elaboração de novas leis, impostos iguais à todas as classes e participação nas decisões do Estado.
Os burgueses foram obrigados a revolucionarem pois se não tivessem feito, teriam sidos, mais tarde, massacrados.

Giulia Monteiro 06


Nenhum comentário:

Postar um comentário