sábado, 23 de março de 2013

Cianeto, Monóxido de Carbono e a Segunda Guerra Mundial.


O extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial no começo era feito através de monóxido de carbono.  Os Nazistas utilizavam o CO expelido pelo motor dos tanques e injetavam em salas onde os judeus estavam confinados, gerando uma morte indolor. Após a descoberta de que o ácido cianídrico era letal para humanos, eles passaram a utilizar o Zyklon B, que era o nome comercial do ácido cianídrico, utilizado  como pesticida, na execução dos prisioneiros.





– Um punhado de Zyklon B granulado, e uma cópia original de um documento com instruções de que o gás seria usado como "material para a reorganização dos judeus", afixado no mural de avisos em Auschwitz I.



 Ao contrário do que se imagina esse "processo de morte" não era rápido nem indolor como na câmara de gás. A sublimação do gás cianídrico era lenta e sua inalação altamente sufocante. Homens e mulheres, novos e velhos, eram levados para estas câmaras, sob o pretexto de tomar banho e não voltavam mais. Os nazistas eram, tão sádicos que em algumas vezes convocavam uma banda para entreter os prisioneiros.

Bibliografia: Hervé JOLY, L’implication de l’industrie chimique allemande dans la Shoah: le cas du Zyklon B, Revue d’histoire moderne et contemporaine, 47-2, avril-juin 2000, p. 368-400.

Um comentário:

  1. Há alguém neste mundo que não se cale por tanta dor diante do sarcasmo nazista ou da maldade injustificável se é que algum dia a maldade se justifica, realmente é o horror.

    ResponderExcluir