domingo, 24 de março de 2013

Cianeto na História



O ácido cianídrico (fórmula molecular HCN) é um ácido fraco e altamente tóxico que foi descoberto na Prússia em 1782, ele é usado na fabricação de plásticos, pesticidas e fertilizantes.

Ficou conhecido por ser um dos principais componentes do Zyklon B, produto utilizado durante Segunda Guerra Mundial nas câmaras de gás nazistas. Os prisioneiros eram mandados para um local fechado sob pretexto de tomar banho, lá eram trancados e a substância era aquecida até gerar vapor. Em corrente sanguínea esse gás estabelece ligações estáveis com o ferro da hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio e gás carbônico, após convulsões, sangramentos e perda de funções fisiológicas, as pessoas morriam asfixiadas e os corpos eram incinerados. Ao final da guerra, Hitler, sabendo que seria capturado em pouco tempo, preferiu se suicidar com uma cápsula de cianeto e um tiro na cabeça.

A pílula de cianeto foi muito usada por agentes secretos que eram capturados e preferiam morrer a entregar suas informações sob tortura, e ainda estão presentes nos macacões de astronautas para abreviar a morte caso ocorra algum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário