domingo, 24 de março de 2013

Buraco Negro

Buraco Negro nada mais é que uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz, daí vermos negro naquela região. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.Grande parte das pessoas pensam que ao atirarmos um corpo para cima ele sobre e depois desce, porem passando de uma certa velocidade (velocidade de escape, por exemplo a da terra que é 40.320 Km/h) esse corpo escapa do campo gravitacional da terra fazendo com que não tenha um retorno. O buraco negro  é um corpo que produz um campo gravitacional forte o suficiente para ter velocidade de escape superior à velocidade da luz.

Em 1994, astrônomos conseguiram perceber fortes indícios da presença de um buraco negro no centro de uma galáxia espiral, como também mediram a sua massa. Através de estudos chegou-se a conclusão que esse material gira a uma velocidade muito grande, consequentemente é inecessário também uma massa muito grande, atingindo ate a 3 milhões de massas solares, podendo ser apenas, indícios de um buraco negro. Posteriormente foram obtidos indícios de outros buracos negros no centro de outras galáxias. 

Uma estrela de massa maior que 3,2 vezes a massa do Sol, quando acaba o seu combustível, pode "desabar sob seu próprio peso". Essa estrela pode se contrair tanto que dê origem a um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape de suas proximidades, ou seja,um buraco negro!

Existem também alguns buracos negros que não atingem a 3 milhões de massas solares, mas são considerados mesmo assim, um buraco negro, como mostra um estudo feito pela NASA.

A obra apresentada, diz de maneira clara e objetiva, como os diversos tipo de buracos negros se formam e os estudos feitos sobre este fenômeno espacial. Não é necessário conhecimentos prévios sobre o assunto. A obra acrescenta muitas informações úteis e desenvolve novos conhecimentos nesta área. Indicado para pessoas interessadas nos campos da Física, Astrologia e Astronomia. Vale a pena conferir!


Bibliografia:
http://www.observatorio.ufmg.br/pas19.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário