sexta-feira, 14 de junho de 2013

Quase à velocidade da luz.


William Harris - Bacharel em Biologia pela Virginia Tech e mestre em Educação da Ciência pela Florida State University




O artigo conduzido por William Harris aborda de maneira didática a teoria da relatividade de Albert Einstein. Ele explica que na fórmula E=mc² onde E representa a energia, M é a massa e C é a constante, velocidade da luz. É necessário conhecimentos prévios já que o assunto é um dos mais complexos em toda a Física, mas o autor  tenta fazê-lo da maneira mais simples possível.
É mencionado também que de acordo com a fórmula, quanto maior a velocidade, mais a massa aumenta e perto da velocidade da luz a massa começa a aumentar abruptamente, chegando ao infinito quando a alcança. Para mostrar que o tempo é relativo o autor usa o exemplo do Super-Homem em que não importa o quão rápido ele voe a luz continuará se movendo na mesma velocidade, o que torna impossível viajar à velocidade da luz, mas o autor dá a possibilidade de viajar à 90% da velocidade da luz.


O trabalho foi muito bem redigido, de forma simples e dá a idéia da impossibilidade de viajar na velocidade da luz. A obra não só tirou muitas dúvidas, como também criou muitas outras, como por exemplo, se um objeto chegasse à velocidade da luz, como a massa do objeto ficaria infinita? Mas é bom que o autor relacione o seu trabalho ao super-homem e coisas mais cotidianas.

Bibliografia:http://ciencia.hsw.uol.com.br/e-se-alguem-viajar-a-velocidade-da-luz.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário