Disco de Newton multissensorial
Eder Pires de Camargo, Camila Bim, Jaqueline Schiavinato Olivo e Rafael Luiz Heleno Freire. Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Campus de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Ilha Solteira, SP, Brasil.
O artigo escrito por alunos da Faculdade de Engenharia da
Universidade Estadual Paulista aborta um experimento que pode ser muito útil
para alunos que não possuem visão para entender sobre óptica.
Como o projeto recorre a percepções não visuais, o material
enfoca fenômenos relacionados a propagação de luz e composição da luz branca,
podendo ser abordados os seguintes conceitos físicos:
• composição da luz
• comprimentos de onda e frequência
Esse material explora as seguintes percepções sensoriais:
• audição
• visão
• paladar
• olfato
Material utilizado para a experiência:
• placa quadrada de madeira (40 cm
Material utilizado para a experiência:
• placa quadrada de madeira (40 cm
de lados e 0,5 cm de espessura) -
madeireira e marcenaria.
• EVA: amarelo, verde, anil, azul, lilás,
laranjado, vermelho - livraria e
papelaria;
• cola quente - livraria e papelaria.
• sete tipos de essências (escolha os sete
tipos) - confeitaria, lojas de doces;
• sete sabores de sucos em pó (escolha
livre) - supermercados, padarias,
conveniências, etc.
• pó de café - supermercados, padarias, conveniências, etc.
• tecido preto - loja de tecidos e confecções.
• tinta guache - livraria e papelaria.
• pincel - livraria e papelaria.
• copo descartável - supermercados,
lojas de artigos para festas, etc.
• garrafa PET- supermercados, bares,
etc.
• percevejo - livraria e papelaria.
• motor de alta rotação (motor de liquidificador, por
exemplo).
A Fig.1 mostra os materiais utilizados
e início da montagem.
Figura 1
Procedimento experimental
Modelo visual – tradicional
Para começar a experiência os alunos da faculdade cortaram o
pedaço de madeira em formato circular, com um diâmetro de 35 cm. Em seguida,
furaram o centro do disco obtido (para encaixar no eixo do motor). Depois, cortaram os EVAs coloridos em forma
de setores circulares segundo as proporções dadas na Tabela utilizando cola
quente, com muito cuidado, colaram sobre a superfície do disco seguindo a ordem
de cores mostrada na Fig. 2. A proporção de cores citada é para a obtenção de
um melhor efeito visual, ou seja, uma melhor “mistura” das cores para a
visualização do branco. Em seguida fixaram a madeira no motor para que esta
possa girar e demonstrar o efeito desejado.
Figura 2
Modelo auditivo
Para fazer a parte da audição eles cortaram garrafas PET em
tiras de mesmo tamanho e dobraram em formato da letra M. Com percevejo, fixaram
as tiras na borda do disco, sobre o EVA (Fig. 2). O espaçamento entre as tiras
em cada cor deve ser distinto. Tais espaçamentos representam, de forma
analógica, a frequência de cada cor. Em seguida, prenderam o disco no motor e o
colocaram para girar. Na sequencia
colocaram uma haste de papel ou plástico em contato com as tiras em duas situações:
(a) com o disco girando em alta rotação (analogia: mistura das cores –mistura
dos sons); (b) desligando o motor para que o mesmo vá parando lentamente. Nesta
situação, perceba a diferença entre os sons oriundos dos setores circulares.
Modelo olfativo
Nesta parte da atividade o grupo realizou três ações: (a)
encharcaram cada setor circular com uma essência diferente; (b) observaram
olfativamente cada setor circular em repouso; (c) ligaram o motor observaramm
olfativamente o cheiro oriundo do disco em movimento. O café pode ser utilizado
para neutralizar o cheiro de uma determinada essência antes que outra seja
observada olfativamente. Aqui se estabelecem duas analogias: (1) entre os
cheiros e as cores dos setores circulares em repouso (que podem ser percebidos
individualmente) e (2) entre a uniformização do cheiro e da cor formada devido à rotação do disco.
Modelo gustativo
Os alunos da faculdade fizeram sete tipos de sucos. Logo após, degustaram cada sabor. Em seguida,
misturaram todos os sabores e aprovaram mistura. Então, estabeleceram novamente duas analogias:
(1) sabores provados individualmente correspondem às cores observadas no disco
estático; (2) o sabor oriundo da mistura dos sucos corresponde à cor formada no
disco em movimento.
Observação
Para as observações não visuais e analógicas do disco de
Newton, privaram a percepção visual dos alunos com vendas para os olhos. Neste contexto,
os alunos poderão tocar as bordas do disco de Newton para perceber o espaçamento
entre as tiras fixadas e ouvir o som proveniente do contato Disco de Newton
multissensorial da haste de papel com as tiras em movimento. Na etapa de
degustação, poderão sentir os sabores dos sucos e tentar associá-los a uma cor.
Com esta medida, objetiva-se que eles concentrem sua atenção às observações não
visuais.
Para finalizar, os responsáveis pelo experimento promoveram
um debate entre alunos com e sem deficiência visual, abordando as múltiplas
observações do disco de Newton, explorando as analogias entre as cores e as
observações auditiva, olfativa e gustativa. Em seguida solicitaram para que descrevessem
suas observações visuais, e para que todos descrevessem suas observações não visuais.
Buscaram organizar as convergências entre as observações de várias naturezas e
explicitar as diferenças entre os fenômenos visual, auditivo, olfativo e
gustativo, destacando que as semelhanças observadas são analógicas. Dessa
forma, poderá o individuo deficiente visual construir, por meio de analogias,
os significados envolvidos no fenômeno do disco de Newton.
Fonte: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a11.pdf
Fonte: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a11.pdf
Les Cheries
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