sábado, 25 de maio de 2013

Resenha: Disco de Newton multissensorial

Disco de Newton multissensorial

Eder Pires de Camargo, Camila Bim, Jaqueline Schiavinato Olivo e Rafael Luiz Heleno Freire. Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia, Campus de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, Ilha Solteira, SP, Brasil.



O artigo escrito por alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista aborta um experimento que pode ser muito útil para alunos que não possuem visão para entender sobre óptica.
Como o projeto recorre a percepções não visuais, o material enfoca fenômenos relacionados a propagação de luz e composição da luz branca, podendo ser abordados os seguintes conceitos físicos:
 • composição da luz
• comprimentos de onda e frequência
Esse material explora as seguintes percepções sensoriais:
• audição
• visão
• paladar
• olfato

Material utilizado para a experiência:
• placa quadrada de madeira (40 cm
de lados e 0,5 cm de espessura) -
madeireira e marcenaria.
• EVA: amarelo, verde, anil, azul, lilás,
laranjado, vermelho - livraria e
papelaria;
• cola quente - livraria e papelaria.
• sete tipos de essências (escolha os sete
tipos) - confeitaria, lojas de doces;
• sete sabores de sucos em pó (escolha
livre) - supermercados, padarias,
conveniências, etc.
• pó de café - supermercados, padarias, conveniências, etc.
• tecido preto - loja de tecidos e confecções.
• tinta guache - livraria e papelaria.
• pincel - livraria e papelaria.
• copo descartável - supermercados,
lojas de artigos para festas, etc.
• garrafa PET- supermercados, bares,
etc.
• percevejo - livraria e papelaria.
• motor de alta rotação (motor de liquidificador, por exemplo).
A Fig.1 mostra os materiais utilizados
e início da montagem.













Figura 1


Procedimento experimental
Modelo visual – tradicional
Para começar a experiência os alunos da faculdade cortaram o pedaço de madeira em formato circular, com um diâmetro de 35 cm. Em seguida, furaram o centro do disco obtido (para encaixar no eixo do motor).  Depois, cortaram os EVAs coloridos em forma de setores circulares segundo as proporções dadas na Tabela utilizando cola quente, com muito cuidado, colaram sobre a superfície do disco seguindo a ordem de cores mostrada na Fig. 2. A proporção de cores citada é para a obtenção de um melhor efeito visual, ou seja, uma melhor “mistura” das cores para a visualização do branco. Em seguida fixaram a madeira no motor para que esta possa girar e demonstrar o efeito desejado.






Figura 2

Modelo auditivo
Para fazer a parte da audição eles cortaram garrafas PET em tiras de mesmo tamanho e dobraram em formato da letra M. Com percevejo, fixaram as tiras na borda do disco, sobre o EVA (Fig. 2). O espaçamento entre as tiras em cada cor deve ser distinto. Tais espaçamentos representam, de forma analógica, a frequência de cada cor. Em seguida, prenderam o disco no motor e o colocaram para  girar. Na sequencia colocaram uma haste de papel ou plástico em contato com as tiras em duas situações: (a) com o disco girando em alta rotação (analogia: mistura das cores –mistura dos sons); (b) desligando o motor para que o mesmo vá parando lentamente. Nesta situação, perceba a diferença entre os sons oriundos dos setores circulares.
Modelo olfativo
Nesta parte da atividade o grupo realizou três ações: (a) encharcaram cada setor circular com uma essência diferente; (b) observaram olfativamente cada setor circular em repouso; (c) ligaram o motor observaramm olfativamente o cheiro oriundo do disco em movimento. O café pode ser utilizado para neutralizar o cheiro de uma determinada essência antes que outra seja observada olfativamente. Aqui se estabelecem duas analogias: (1) entre os cheiros e as cores dos setores circulares em repouso (que podem ser percebidos individualmente) e (2) entre a uniformização do cheiro e da cor  formada devido à rotação do disco.
 Modelo gustativo
Os alunos da faculdade fizeram sete tipos de sucos.  Logo após, degustaram cada sabor. Em seguida, misturaram todos os sabores e aprovaram  mistura.  Então, estabeleceram novamente duas analogias: (1) sabores provados individualmente correspondem às cores observadas no disco estático; (2) o sabor oriundo da mistura dos sucos corresponde à cor formada no disco em movimento.
Observação
Para as observações não visuais e analógicas do disco de Newton, privaram a percepção visual dos alunos com vendas para os olhos. Neste contexto, os alunos poderão tocar as bordas do disco de Newton para perceber o espaçamento entre as tiras fixadas e ouvir o som proveniente do contato Disco de Newton multissensorial da haste de papel com as tiras em movimento. Na etapa de degustação, poderão sentir os sabores dos sucos e tentar associá-los a uma cor. Com esta medida, objetiva-se que eles concentrem sua atenção às observações não visuais.

Para finalizar, os responsáveis pelo experimento promoveram um debate entre alunos com e sem deficiência visual, abordando as múltiplas observações do disco de Newton, explorando as analogias entre as cores e as observações auditiva, olfativa e gustativa. Em seguida solicitaram para que descrevessem suas observações visuais, e para que todos descrevessem suas observações não visuais. Buscaram organizar as convergências entre as observações de várias naturezas e explicitar as diferenças entre os fenômenos visual, auditivo, olfativo e gustativo, destacando que as semelhanças observadas são analógicas. Dessa forma, poderá o individuo deficiente visual construir, por meio de analogias, os significados envolvidos no fenômeno do disco de Newton.

Fonte: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a11.pdf

Les Cheries

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