O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é usado na indústria na fabricação de papel, tecidos, detergentes e etc. E tendo uma alta reatividade, ele também serve para reações químicas(por exemplo em degradações), e sendo corrosivo, ele também serve para desobstruir obstáculos em lugares como encanamentos. A soda cáustica é fabricada atualmente, através de dois processos, o Processo de Solvay, e o Processo Eletrolítico. O Processo de Solvay foi uma das tentativas de baratear a produção de Na2CO3 que é produzida pelo processo de Leblanc(um processo ultrapassado) através do uso da reação:
2NaCl + CaCO3 → Na2CO3 + CaCl2
Mas o processo é muito mais complicado do que o sugerido pela reação total, e para complicar mais ainda a situação, a reação é reversível e apenas 75% do NaCl é convertido em produto(ou seja, 1/4 do NaCl é gasto), então todas as reações são muito mais complicadas do que só a reação final, aqui estão todas elas:
NH3+ H2O + CO2 → NH4.HCO3
NaCl + NH4.HCO3 → NaHCO3 + NH4Cl
2NaHCO3 → (150ºC) Na2CO3 + CO2 H2O
CaCO3 → (1100ºC em forno de cal) CaO + CO2
CaO + H2O → Ca(OH) 2
2 NH4 + Ca(OH)2 → 2 NH3 + CaCl2 + 2H2O
Desse modo os materiais consumidos são NaCl e CaCO3, havendo além do produto desejado, Na2CO3, a formação do produto CaCl2. Há poucos usos para o CaCl2, e só uma parte é recuperada da solução, sendo o restante inutilizado. O principal uso do Na2CO3 é a indústria de vidro, o que requer a “soda pesada” Na2CO3. Mas a produção de hidróxido de sódio deve ser feito com um "cuidado extra", por ter uma capacidade alta de causar danos irreversíveis aos que manuseiam ele, os efeitos do hidróxido de sódio podem ir de dores/irritações a morte quando inalado, e quando tocado, pode causar queimaduras de segundo e terceiro grau dependendo da quantidade e do tempo que ele é tocado.
Olá, galera!
ResponderExcluirEntão, não consegui encontrar a produção do NaOH nas equações das reações de vocês. O objetivo do método de solvay não era obter NaOH como produto final?
Obrigada! : )