segunda-feira, 1 de abril de 2013

Questões de vestibular de Filosofia - parte IV

Última parte do trabalho de filosofia do 1º bimestre



31. (Fundação Carlos Chagas) Thomas Hobbes é conhecido por sua descrição do estado de natureza como um estado de guerra de todos os homens contra todos os homens. Para superar essa condição inicial de insegurança Hobbes propõe a instituição de um Estado

a) pautado por um ideal de isonomia e igualdade social.
b) civil mediante um pacto que transfere todo direito natural dos indivíduos a um soberano.
c) liberal que assegure o direito à propriedade privada e às liberdades do indivíduo.
d) pautado por valores democráticos, no plano político, e pelo mercado, no econômico.
e) fundado no despotismo esclarecido e nos ideais iluministas.



Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=10



32. (ESAF-2002) O homem é a medida de todas as coisas. Das coisas que são o que são e das coisas que não são o que não são. A frase acima é atribuída a Protágoras, um dos mais celébres sofistas. A partir dela deve-se inferir que um dos traços distintivos de sua filosofia é o

a) positivismo.
b) relativismo.
c) dogmatismo.
d) humanismo.
e) niilismo.



Fonte: http://atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/filosofia/?page=2



33. (NCE – 2006) Kant, na introdução de sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes afirma: Neste mundo e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade.



a) devemos agir de tal modo que o princípio da nossa ação se transforme em princípio particular da ação humana.

b) as regras morais esgotam-se nos dez mandamentos da lei mosaica.

c) devemos fazer o bem porque ele nos traz benefícios.

d) a utilidade ou inutilidade de alguma coisa em nada pode tirar o valor do bem.





Fonte: http://atepassar.com/questoes-de-concursos/disciplinas/filosofia/?page=138


34. (UFG) O chamado "argumento do terceiro homem", cuja primeira versão encontra-se no diálogo Parmênides, de Platão, é tradicionalmente mobilizado contra
(A) a teoria platônica das ideias ou formas.
(B) as teses relativistas de Protágoras.
(C) a teoria aristotélica da verdade como correspondência.
(D) as prescrições céticas de epoché ou suspensão do juízo.





Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=64


35. (UFG) A fim de "estabelecer algo de firme e de constante nas ciências", o próprio Descartes sustenta nas páginas de suas Meditações que o ponto final de sua argumentação deve consistir na prova de que
(A) a proposição "Penso, logo existo" é necessariamente verdadeira.
(B) o homem é essencialmente uma criatura que pensa.
(C) a ciência, e não Deus, é a fonte de todas as verdades.
(D) Deus existe e não é enganador.





Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=64



36. (UEL) Leia o texto a seguir.
Habermas distingue entre racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa. A racionalidade comunicativa ocorre quando os seres humanos recorrem à linguagem com o intuito de alcançar o entendimento não
coagido sobre algo, por exemplo, decidir sobre a maneira correta de agir (ação moral). A racionalidade instrumental, por sua vez, ocorre quando os seres humanos utilizam as coisas do mundo, ou até mesmo outras
pessoas, como meio para se alcançar um fim (raciocínio meio e fim).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria da ação comunicativa de Habermas, é correto afirmar:
a) Contar uma mentira para outra pessoa buscando obter algo que desejamos e que sabemos que não receberíamos
se disséssemos a verdade é um exemplo de racionalidade comunicativa.
b) Realizar um debate entre os alunos de turma da faculdade buscando decidir democraticamente a melhor maneira de
arrecadar fundos para o baile de formatura é um exemplo de racionalidade instrumental.
c) Um adolescente que diz para seu pai que vai dormir na casa de um amigo, mas, na verdade, vai para uma festa com
amigos, é um exemplo de racionalidade comunicativa.
d) Alguém que decide economizar dinheiro durante vários anos a fim de fazer uma viagem para os Estados
Unidos da América é um exemplo de racionalidade instrumental.
e) Um grupo de amigos que se reúne para decidir democraticamente o que irão fazer com o dinheiro que ganharam em
um bolão da Mega Sena é um exemplo de racionalidade instrumental.



fonte: http:http://www.cops.uel.br/vestibular/2011/provas/P1.pdf

37. (UPE) Imagine-se em um centro urbano, observando pessoas que estão indo e vindo de diferentes lugares, cada uma movida por múltiplas razões. Pode-se, entre outros aspectos, identificar que cada pessoa é impulsionada a realizar características que a distinguem de outros animais. Cada uma dessas características pode afirmar o homem como

I. ser histórico.
II. ser religioso.
III. ser que produz cultura.
IV. ser de conhecimento.
V. ser que se realiza pelo trabalho.

Estão CORRETAS

A) I e II, apenas.
B) III e IV, apenas.

C) I, II, III, IV e V.

D) II, III e V, apenas.

E) I e V, apenas.



FONTE: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=50

38.(UPE) Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um Raciocínio Lógico Dedutivo.

A) Antônio adquiriu uma geladeira da marca "RUFFER", porque sua colega tinha uma geladeira idêntica que era muito resistente, prática e confiável.
B) Raimundo escolheu estudar na Universidade S. João Del Rey, já que todos os seus colegas estudavam nessa Universidade.
C) Os torcedores vibraram com a vitória do Brasil, já que são brasileiros.
D) Na minha escola, João gosta de cinema. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Welliton, José Antônio... Enfim, na minha escola, todos gostam de cinema!
E) Asa Branca é título de uma música do cantor Luiz Gonzaga. Portanto, Asa Branca é sucesso



FONTE: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=50



39. (IFRN) Nicolau Maquiavel foi diferente dos teólogos medievais e de seus contemporâneos ao fundamentar as suas teorias políticas porque partiu
a) da Bíblia para fundamentar as suas teorias políticas.
b) do direito romano para a construção do seu pensamento político.
c) porque partiu das obras dos filósofos grecorromanos para construir a sua teoria política.
d) da experiência real do seu tempo para fundamentar o seu pensamento político.



FONTE: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=40

40. (IFRN) Para Edgar Morin, a antropoética, a ética do gênero humano, deve ser considerada como a ética da cadeia de três termos. Esses três termos, respectivamente, são
a) Indivíduo, gênero e raça.
b) Indivíduo, sociedade e espécie.
c) Sociedade, gênero e indivíduo.
d) Sociedade, espécie e gênero.



FONTE: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=40

GABARITO:
31B
32B
33D
34A
35D
36D
37C
38C
39D
40B

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