quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Produção de Alumínio: Nem tão complexo assim.

O alumínio é um metal de utilização essencial para nossas vidas, sendo usado em vários fatores da sociedade como na construção civil, nas
indústrias de produção de bens de consumo, nos transportes, entre outros. Ele tem esse uso em ampla escala devido as suas propriedades químicas tais como, baixa densidade, elevada resistência mecânica e a corrosão, alem de ter muita utilidade em ligas metálicas como a duralumínio, por exemplo. Esse uso intenso é devido a ele ser um material leve, flexível e de fácil reciclagem, considerando que os meios de transporte representam 19% da energia total gasta no mundo e quando são utilizados matérias leves como o alumínio em sua construção o consumo de energia pode ser reduzido.

Entretanto, ele não é encontrado na natureza em sua forma elementar (Aℓ(s)), apenas quando combinado com outros elementos formando compostos como os minérios. O minério que é o principal possuidor do alumínio é a bauxita que contem oxido de alumínio hidratado  (Aℓ2O3 . x H2O) e diversas impurezas.

 
     Bauxita Bruta

   
     Bauxita na natureza
Sendo assim, a produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita,uma rocha que geralmente é encontrada próxima à linha do Equador e que é lavrada a poucos metros abaixo do solo. Logo em seguida, A bauxita é transportada da mina para a usina, onde é lavada para eliminar a argila e britada, antes de ser transportada para o refino. Por meio de refinamento, a alumina, ou oxido de alumínio é extraída da bauxita. A alumina é obtida a partir da dissolução da bauxita em uma solução aquecida de soda cáustica e cal, sendo aquecida e filtrada (ficando seca), até se transformar em um pó branco.

     Alumina

Após todo esse processo inicial a próxima parada é a fábrica de alumínio, 
onde a alumina refinada é transformada em alumínio. São necessárias três 
matérias-primas para se produzir o alumínio: óxido de alumínio, eletricidade e
carbono. 



















Numa cuba, a eletricidade circula entre um polo negativo (catodo) e um polo
positivo (anodo), ambos feitos de carbono. O anodo reage com o oxigênio da 
alumina e forma gás carbônico (CO2). Deste processo resulta o alumínio 
líquido, que pode, então, ser retirado da cuba. O alumínio líquido é fundido 
em lingotes de extrusão, lingotes de laminagem ou ligas de 
fundição, dependendo do uso que se vai dar ao alumínio.

   Maquina utilizada na extrusão


A técnica de extrusão oferece possibilidades quase ilimitadas de formato e uma ampla variedade de possibilidades de aplicação. Nesse processo de extrusão, o lingote de alumínio é aquecido e forçado a fluir através de um molde, chamado matriz. O alumínio é um metal muito flexível. Uma folha semiacabada pode ser laminada de 60 cm até 2-6 mm e a folha de alumínio, como produto final, pode chegar a uma espessura de 0,006 mm - e ainda assim não permitir que a luz penetre ou que o sabor e o aroma escapem.
Os lingotes de laminagem são utilizados para a fabricação de produtos 
laminados semiacabados, tais como placas, tiras e folhas.
As ligas de alumínio são fundidas em diferentes formatos e a sua composição pode ser diferenciada, para melhor se adequar ao uso que terá. O metal é derretido novamente e transformado em produtos como aros de roda ou outras peças automotivas.






Les Cheries

Nenhum comentário:

Postar um comentário