domingo, 22 de setembro de 2013

Baterias de Lítio-Iodo - Trabalho de Química


Existem dois tipos principais de pilhas ou baterias de lítio, uma delas é denominada de pilha de lítio-iodo. Ela foi desenvolvida principalmente para ser usada em marca-passos cardíacos, já que é bastante leve, segura (não libera gases, pois é fechada hermeticamente), tem uma boa durabilidade (cerca de 8 a 10 anos), fornece uma voltagem de 2,8 V e uma alta densidade de carga (0,8 Wh/cm3).

A pilha que mantém o funcionamento do marca-passo é a de lítio-iodo. Os eletrodos são formados por lítio e um complexo de iodo, que ficam separados por meio de uma camada cristalina de iodeto de lítio que permite a passagem da corrente elétrica. O lítio metálico funciona como o ânodo dessa pilha, ou seja, é o polo negativo que se oxida, perdendo elétrons. Já o cátodo, o polo positivo que se reduz, recebendo elétrons, é o complexo de iodo.Veja as semirreações que ocorrem nos eletrodos e a equação que representa a reação global desse tipo de pilha:

  • Semirreação do Ânodo: 2 Li(s) →2 Li2+(s) + 2e-
  • Semirreação do Cátodo: 1 I2(s) + 2e-→2 I1-(s)
  • Reação Global: 2 Li(s) + 1 I2(s) →2 LiI(s)
A pilha de lítio é atualmente muito utilizada nas baterias de telefones celulares, essas baterias são recarregáveis, bastando usar uma corrente elétrica externa que provoca a migração dos íons lítio no sentido inverso, ou seja, do óxido para a grafita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário