sábado, 6 de abril de 2013

Buracos de minhoca, até onde vão?

Prof. Cláudio


Os "buracos de minhoca" é uma teoria criada por Albert Einstein e seu colaborador Nathan Rosen que está implícita no formalismo da Teoria da Relatividade Geral, que seria uma espécie de atalho na curva espacial do espaço-tempo. O problema é que um buraco de minhoca precisaria de a energia de uma estrela explodindo para ser criado.

Mas o que é um buraco de minhoca? Imagine dois pontos em uma folha de papel (que representam dois pontos no espaço-tempo), o ponto A e o ponto B. O jeito mais rápido de sair do ponto A e chegar ao B é por uma reta. Se dobrássemos o papel e deixássemos um ponto sobre o outro, essa reta teria o seu tamanho diminuído e consequentemente o tempo usado para transitar de um ponto ao outro também diminuiria, sem alterar a posição dos pontos no espaço-tempo, permitindo assim, a “viagem no tempo”.


Não se sabe se os "buracos negros" são "buracos de minhoca" por dois motivos: nunca ninguém entrou em um buraco negro, e, mesmo se entrasse e fosse transportado para outra galáxia, como que a pessoa avisaria a mais alguém sobre como é do outro lado? Apesar de ser possível em teoria, os buracos de minhoca são apenas uma hipótese, já que nenhum nunca foi encontrado e se fosse, não seria possível dizer se realmente vai ao outro lado do universo, ou à outro universo, sendo assim, somente uma teoria, por hora.

Apoios:

Nenhum comentário:

Postar um comentário