UNIDOS PELA FÍSICA
Mas, à medida que Casey se esforça para aprender a técnica dos movimentos, fica fascinada com a patinação e descobre que ela mesma pode ser uma grande patinadora, por tanto, o que no começo do seu trabalho não passa de um complexo tema de pesquisa para encontrar uma fórmula no mundo da física, se transforma em uma paixão e na possibilidade de ser alguém que nunca imaginou que poderia ser. Tina se dar conta que a moça tem facilidade para o esporte e aprende com muito mais rapidez que outras meninas. Logo, ela não tarda a progredir nos ensaios e, quanto mais se sobressai, mais obstáculos terá que superar.
Dentre eles estão a indignação de sua mãe (Joan Cusack), uma professora de literatura inglesa “ultra” feminista que sonha com um futuro intelectual para sua filha. Apoia a filha para que possa ingressar na universidade, mas não aceita que possa se desviar do caminho e dos valores que a ensinou. Ao descobrir que a filha não que ir mais para Harvard e que a sua escolha não tem nada a ver com o que sonharam a vida toda, se sente traída e capaz de morar na mesma casa, mas sem falar uma palavra com a filha durante várias semanas. A mãe não compreende o que a filha quer e, principalmente, que ande com seus próprios pés. Embora isto seja uma grande verdade na difícil relação pais-filhos, principalmente na adolescência. Depois nos perguntamos o porquê uma sociedade tem que conviver com tantas neuroses e um desequilíbrio emocional que tentamos solucioná-lo no psiquiatra. Por outro lado está Tina, a mãe de Gen, uma das patinadoras e colega de Casey no colégio. Tina é a dona da pista onde a filha tem que treinar desde as 05h30 todos os dias. Além disso, a própria Tina já foi uma patinadora que foi expulsa de umas competições em Sarajevo por conduta antidesportiva. Quando foi absolvida, já tinha 25 anos e o seu tempo nesse esporte já tinha acabado. Mas, ao perceber que Casey pode superar a filha, não duvida em fingir seus sentimentos e traí-la. Ninguém pode atrapalhar seus sonhos, ainda que os da filha sejam outros, pois Gen não aguenta mais sacrificar sua vida para satisfazer as fantasias da mãe.
O enfrentamento e, o mais decisivo, é de Casey com ela mesma. Cresceu condicionada pela mãe para triunfar no mundo acadêmico e quando ela disse “não” para Harvard toma a decisão mais importante da sua vida. Não tem com quem compartilhar suas aspirações, o que é muito difícil para um filho, principalmente se sabe que as portas do coração do pai/mãe estão fechadas pelos seus temores. Porém, Casey, com muita maturidade, decide caminhar com firmeza nessa luta de encontrar seu próprio caminho. Em suma, Sonhos no Gelo nos conta a história de uma garota que se encontra em um dilema crucial: os sonhos que ela desenhou para seu futuro são seus sonhos ou são de outra pessoa? Ela tem que ir atrás desses sonhos ou tem que descobrir um novo caminho por mais difícil que ele seja? É um filme com temática adolescente, que aborda aquela época da vida em que os jovens precisam fazer escolhas, às vezes definitivas às vezes não, mas que de uma forma ou de outra irão repercutir no futuro.
Sonhos no Gelo trata deste tema de um jeito doce, mas sem ingenuidade. Porque todas as decisões que tomamos tem uma consequência e de nós depende que essa seja a decisão certa para nossas vidas.
Quão distante você está disposto (a) a ir por um sonho? Transporia todo e qualquer tipo de barreira? Enfrentaria pessoas amadas, apenas por achar que o seu desejo e seu caminho estão corretos?
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-59847/ ; http://literaturaecine.blogspot.com.br/2013/02/sonhos-no-gelo-2005.html ; http://lilianalacerda.blogspot.com.br/2013/01/sessao-pipoca-sonhos-no-gelo.html#.UUuq0Bykqrc ; Filme '' Sonhos no gelo''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário