sábado, 30 de março de 2013

Influência da Lua no comportamento das marés



O texto base proporciona ao leitor uma informação dinâmica e breve.  Sem a necessidade de conhecimentos aprofundados sobre a teoria de gravitação universal. O autor começa explicando que não é apenas a Lua que influencia na formação das marés, pois o Sol também participa mas em menor proporção, devido a diferença de distâncias. Em seguida ele explica a relação entre a intensidade da força gravitacional e a altura da maré. As marés (oscilação periódica da altura média das águas do mar) são resultados da força de atração gravitacional que a Lua e o Sol exercem sobre as água do mar.

O texto caracteriza que o comportamento das marés dependem da posição dos dois astros em relação à Terra. Quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados (Lua nova e Lua cheia) ocorre um fenômeno denominado de maré viva, que é quando o mar atinge o nível de altura máxima. Por outro lado quando a força de atração gravitacional da Lua está perpendicular a força de atração gravitacional do Sol (Lua minguante e Lua crescente) ocorre a maré morta, fenômeno antagônico a maré viva, ou seja, é quando a maré fica em seu nível mínimo. Estas informações estão postas de maneira simples e objetiva tornando o texto de fácil entendimento.

Curiosidade: Na imagem a seguir podemos ver com facilidade qual o efeito das forças gravitacionais exercidas pelos astros. Vendo em A o planeta Terra isolado, em B só com a influência da Lua e em C a influência Lua + Sol

















Um comentário:

  1. E tem gente que não acredita. Sendo o nosso corpo formado de 70% de líquidos, o movimento lunar pode influenciar a nossa "maré" também?

    ResponderExcluir